RELATO DE UMA VIAGEM INESQUECÍVEL
- BARCELONA E PARIS -
Segunda Parte
ARCO DO TRIUNFO (em francês é Arc de Triomphe) é um monumento construído em comemoração às vitórias militares de Napoleão Bonaparte. A monumental obra tem gravados, os nomes de 128 batalhas e 558 generais. Lá também está o Túmulo do soldado desconhecido. O arco localiza-se na praça Charles de Gaulle, uma das duas extremidades da avenida Champs-Élysées.
Descemos as escadarias que circundam outras edificações e chegamos à famosíssima TORRE EIFFEL, que foi construída por Gustave Eiffel , uma estrutura revolucionária para a época (1889) e é um dos principais símbolos de Paris e da França.
Tiramos fotos da torre em diferentes momentos do dia.
TERÇA-FEIRA – 03/05/2011
Pegamos o trem cedo e nos dirigimos ao PALÁCIO DE VERSALHES. Fizemos quase uma hora de viagem, pois ele fica em um subúrbio de Paris. Compramos ingressos antes de chegar aos portões do palácio e foi a nossa sorte, pois a fila lá dentro era imensa.
Mesmo assim, demoramos mais de uma hora para entrar. Porém, o que vimos foi deslumbrante. Tudo lá é grandioso. Considerado um dos maiores do mundo, o Palácio de Versalhes possui 2.153 janelas, 67 escadas, 352 chaminés, 700 quartos, 1.250 lareiras e 700 hectares de parque. Dizem que o delfim chegava a receber quinze mil pessoas como hóspedes e em suas festas. Este ponto turístico da França recebe em média oito milhões de turistas por ano. O palácio está cercado por uma grande área de jardins, uma série de plataformas simétricas com canteiros, estátuas, vasos e fontes trabalhados. Como o parque é grande, um trem envidraçado faz um passeio entre os monumentos.
Versalhes... um lugar do mundo que sempre sonhei conhecer!!!
Voltamos de lá após o almoço e visitamos o MUSÉEU D’ORSAY, apresentando pinturas e esculturas de Van Gogh, Monet, Manet, Degas, Maurice Denis, Odilon Redon. Foi o único lugar no qual não pudemos fotografar.
À noite fizemos um passeio de barco pelo RIO SENA, visitando vários outros atrativos de Paris.
Quando a TORRE EIFFEL estava completamente iluminada, subimos até o segundo andar para ver Paris do alto. É simplesmente magnífica!
A proposta era visitar o MUSEU DO LOUVRE como última programação em Paris, uma vez que nosso vôo de retorno seria no meio da tarde.
Como sempre e em todos os lugares, uma imensa fila para comprar ingressos e a escolha do que priorizar ver, pois o museu é enorme. Dizem que se parássemos um minuto para admirar cada uma de suas obras, levaríamos 4 meses para visitá-lo por inteiro.
Como não tínhamos todo este tempo (eheheh!), escolhemos alguns itens mais famosos como a Vénus de Milo, a Mona Lisa, a Vitória de Samotrácia, as coleções do Egito antigo, da civilização greco-romana e algumas obras-primas dos grandes artistas da Europa como Ticiano, Rembrandt, Michelangelo, Goya e Rubens. Por último, não poderíamos deixar de visitar os aposentos de Napoleão III, indescritivelmente opulentos.
Assim, saimos do Museu do Louvre e fomos almoçar .
Como todos dizem, não se pode ir a Paris sem comer a famosa coxa de pato. Fomos ao Brasserie Sauret - Restaurante - na Av. Pateur . Nosso almoço foi CONFIT DE CANARD com salada e batatas dorê. Uma delícia. Também conhecemos e provamos os MACARRONS, famosos doces parisienses.
 |
| Macarrons parisienses... |
Depois retornamos à Barcelona...
Fim da segunda parte...