RELATO DE UMA VIAGEM INESQUECÍVEL
- BARCELONA E PARIS -
Primeira Parte
Uma viagem começa assim: com a decisão de viajar e uma boa oportunidade.
Nossa oportunidade foi Rita, minha irmã que está fazendo doutorado em Barcelona, e a decisão se transforma em ação quando se procura uma agência e se reserva as passagens.
Pronto! Feito isso, não tem como voltar atrás. Agora era esperar e se preparar...
Com as passagens em mãos, revalidamos os passaportes, fizemos o seguro, compramos euros e arrumamos as malas.
QUINTA-FEIRA – 28/04/2011
Chegou dia 28 de abril de 2011. Ansiedade! Normal...
Partimos de Campo Grande às 13horas e de São Paulo às 19h30min.
Em destinos muito longos, mais de 10 horas de viagem, é bem melhor viajar à noite.
SEXTA-FEIRA – 29/04/2011
SEXTA-FEIRA – 29/04/2011
Chegamos a Madri para uma conexão até Barcelona.
Enquanto esperávamos o nosso vôo, admiramos a beleza e a grandiosidade do aeroporto de Madri. Giganteeeeeesco! Tanto que, para pegar o nosso avião, nos deslocamos de trem durante uns 10 minutos de um terminal a outro.
A viagem de Madri a Barcelona dura 1h10min . Madri está na região central da Espanha e Barcelona fica a nordeste, no litoral, banhada pelo Mar Mediterrâneo.
Chegamos na sexta-feira, às 14horas (horário de verão de lá, mais ou menos 6 horas de diferença de Campo Grande) e nos instalamos no apartamento à Calle Vallseca (Calle é Rua em catalão), Horta Guinardó, uma rua tranquila, próxima ao Parc Güell.
Após um delicioso bacalhau com salada, andamos pelo bairro e conhecemos a Avinguda de la Mare de Déu de
À noite, uma caminhada pelo Passeig de Grácia, com suas praças e barzinhos. As ruas são movimentadas e bem iluminadas. Muitos turistas e jovens. Tomamos Cava (um frisante delicioso) e comemos batatas bravas, petisco tradicional por lá. Também experimentamos o pan com tomate, uma fatia grande de pão rústico (parece nossas broas italianas) servido com alho e tomate. Você esfrega o alho no pão quentinho e depois o tomate. Um sabor super diferente, mas muito gostoso!

SÁBADO – 30/04/2011
Após as compras no mercado, preparei uma feijoada bem brasileira para alguns novos amigos que fizemos na Espanha. As caipirinhas foram um sucesso à parte.
| Celso, Sr. Emílio (Vice-Cônsul do Brasil na Espanha) e Anderson, nosso anfitrião. |
À tarde, caminhamos pelas ruas de Barcelona e, entre as belezas locais, visitamos:
PALAU DEL MAR e LA BARCELONETA, praia banhada pelo Mar Mediterrâneo, com sua imensa marina e uma areia diferente. É a mais importante praia de Barcelona, a mais popular, a praia barcelonesa por excelência. Tem areia dourada e águas tranquilas. O dia estava um pouco nublado, com vento, mas tinha muitas pessoas por lá, fazendo caminhada ou conversando.
ARCO DO TRIUNFO DE BARCELONA - O Arco do Triunfo de Barcelona não é tão grandioso como o de Paris, mas é todo em relevo. Nos lados do arco há quatro estátuas de mulheres que simbolizam a Fama. Ele é entrada para o parque de La Ciutadella.
PARC DE LA CIUTADELLA - Situado no bairro de Ciutat Vella (Cidade Antiga). Dentro deste parque se encontram o Zoológico de Barcelona, a sede do Parlamento da Catalunha e os museus de Geologia e Zoologia. Tem uma das maiores zonas verdes da cidade, um lugar perfeito para descansar, andar de bicicleta ou dar um agradável passeio. O Parc de la Ciutadella é um parque de aspecto acolhedor, com destaque para monumentos como a estátua do mamute, a cascata ou o lago, onde há um serviço de aluguel de barquinhos a remo. Este monumento que aparece na foto me encantou por sua magestade.
DOMINGO – 1º de maio/2011
Pegamos o metrô cedo e nos dirigimos à Sagrada Família ou TEMPLO EXPIATÓRIO DA SAGRADA FAMÍLIA, que é um grande templo católico da cidade catalã de Barcelona, desenhado pelo arquiteto catalão Antoni Gaudí, e considerado como a sua obra-prima. É impressionante!

CATEDRAL DE BARCELONA – Pegamos outro metrô e visitamos a Catedral de la Santa Cruz e Santa Eulalia, é uma catedral gótica, sede do arcebispado de Barcelona.
MONTJUIC - Depois visitamos um dos mais surpreendentes lugares de Barcelona: O PARQUE de MONTJUIC, um lugar cujo nome vem de um cemitério judaico na Idade Média. De lá de cima se tem uma das mais espetaculares vistas da cidade e do mar Mediterrâneo. Dentro do parque de Montjuic tem o Palau Nacional, o Museu de Arte de Catalunha, a Fundação Joan Miró, o Teatro Grego, o Estádio Olímpico ou o Palau Sant Jordi, entre outros edifícios e construções, como o Castell de Montjuic.




ARENA – Este centro comercial era uma antiga Praça de Touros de las Arenas, ou seja, lá se faziam as tradicionais touradas. Ele foi modificado, preservando-se a fachada da antiga arena. No quarto andar tem um restaurante delicioso, no qual almoçamos : HAPPY ROCK. Depois, subimos ao mirante para ver a cidade lá de cima. Um show!


PALAU DE LA MÚSICA CATALANA, que é considerado uma das mais belas casas de espetáculos musicais do mundo inteiro. Nesse local, além de assistir a uma grande variedade de shows, também é possível apreciar uma arquitetura única, obra de um dos máximos expoentes do modernismo catalão, o arquiteto Lluís Doménech i Montaner. Este local foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, porque é magnífico.

Nele, à noite, assistimos à Orquestra Sinfônica Estatal da Ucrânia, que apresentou maravilhosas obras de Tchaikovsky. Tais momentos de erudição me fizeram chorar... Foi esplêndido!
SEGUNDA-FEIRA – 02/05/2011
Fomos cedo para o aeroporto. O destino: Paris. Chegamos por volta do meio dia, nos instalamos em um simpático hotel perto da Torre Eiffel, na Boulevard Pasteur.
Almoçamos em um aconchegante café e saímos para visitar os lugares previamente selecionados. A lista não era pequena e queríamos aproveitar o máximo, otimizando o tempo.
O primeiro lugar foi a CATEDRAL DE NOTRE DAME – que é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico.
Nas ruas de Paris, a cada esquina um monumento, uma surpresa, como este carrossel, muito comum por lá...
Conhecemos o CENTRO GEORGES POMPIDOU, um dos principais exemplos da arquitetura high-tech, com grandes tubulações aparentes (dutos de ar condicionado e outros serviços), escadas rolantes externas e um sistema estrutural em aço impressionante.
Neste dia visitamos também o MUSEU DO LOUVRE por fora, andamos pelos jardins e tiramos muitas fotos. O Museu do Louvre (Musée du Louvre), instalado no Palácio do Louvre, no centro, é um dos maiores e mais famosos museus do mundo. O seu pátio central, ocupado agora pelas pirâmides de vidro, encontra-se na linha central dos Champs-Élysées.
Chegamos A LA PLACE DE LA CONCORDE onde encontra-se o famoso obelisco que o governo egípcio ofereceu à França. Nesta praça, Maria Antonieta foi decapitada. Foi emocionante relembrar a história ali.
Caminhamos os 3km da AVENUE DES CHAMPS-ÉLYSÉES (Avenida Campos Elísios) que é uma prestigiada avenida de Paris. Com os seus cinemas, cafés, lojas de especialidades luxuosas e árvores de castanheiros-da-índia, a Avenue des Champs-Élysées é uma das mais famosas ruas do mundo e a segunda avenida mais cara em imóveis em toda a Europa. O nome em francês - Campos Elísios - faz referência ao lugar dos mortos na mitologia grega. É lindíssima.

































Adorei todas as fotos e a linda história de cada ponto turistico.Que lugares maravilhosos.Fiquei morrendo de inveja.bjos
ResponderExcluirAmei lindaaaa, fotos maravilhosas...também quero, mas estou pensando em nosso cruzeiro. Bjs. Fer.
ResponderExcluir